Sobre este mundialmente famoso ‘cânone’ cinematográfico, não me vou pronunciar, já que a escolha dos (nomeados e) vencedores é sempre polémica, pela inerente subjetividade caraterística do mundo artístico. A mim não me interessa essa distinção, até porque, se notarem, os melhores atores e atrizes fazem muito bons filmes e outros muito maus. E até estes maus fazem bem.
Gostaria de deixar as minhas preferências, no que toca às categorias principais, embora admita que todas as nomeações têm legitimidade para constarem da lista.
The Grand Budapest Hotel
As Minhas Preferências
Na categoria para Melhor Filme dou 3 (de cinco) estrelas a Boyhood, Sniper Americano e Whiplash. A Birdman, O Jogo da Imitação, Selma e A Teoria de Tudo ‘dou’ 4 estrelas. Elejo como (meu) vencedor, com 5 estrelas, The Grand Budapest Hotel, porque foi o que gostei mais. Para mim, leva também o de Melhor Realizador, Melhor Fotografia, Melhor Guarda-Roupa (também gostei do de Maléfica e Caminhos da Floresta, mas...) ou até de Melhor Caraterização. Também lhe atribuo o de Melhor Direção Artística.
Nightcrawler sobressai como Melhor Argumento Original, mas muito próximo de todos os restantes nomeados nesta categoria, talvez exceto Foxcatcher, que não considero tão bom. Só ‘talvez’, porque gostei muito deste argumento ‘original’, baseado numa história verídica. Parece um contra-senso, mas não é, pois está apenas baseado.
Como Melhor Argumento Adaptado, escolho O Jogo da Imitação, seguido de A Teoria de Tudo.
Na categoria de Melhor Atriz tenho uma dúvida paradoxal, pois escolhi Felicity Jones (pelo papel em A Teoria de Tudo), mas acho que é a vez de Julianne Moore levar para casa a estatueta. Mesmo que eu ainda não tenha visto a sua performance no filme com que está nomeada (O Meu Nome é Alice – Still Alice), a única nomeação que o filme teve! É que esta grande senhora da cinematografia, com mais de 70 filmes feitos, já foi nomeada cinco vezes para os Óscares (Melhor Atriz em Longe do Paraíso - Far From Heaven e As Horas - The Hours, ambos em 2003, O Fim da Aventura – The End of the Affair, em 2000, e, antes disso, em 1998, para Melhor Atriz Secundária em Jogos de Prazer - Boogie Nights) – embora já tenha ganho dois Globos de Ouro (dos nove em que esteve nomeada). Só este ano já teve duas nomeações para estes Globos : com O Meu Nome é Alice (que ganhou) e Mapas para as Estrelas – Maps to the Stars! Entre outros prémios. O Óscar pareceu-me, a maior parte das vezes, merecido. Poi isso, julgo que o devia receber este ano, tendo em conta também as críticas favoráveis de cinéfilos, entendidos e público em geral.
Quanto a Melhor Ator também me surge um problema : é que empatei o Michael Keaton (Birdman) com o Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação) – não me consegui decidir. Eddie Redmayne esteve também muito próximo desta minha consideração, já que o seu papel em A Teoria de Tudo não deixa quase nada a desejar. É muito complicado, para mim, separar a vida do génio, da tocante história de vida e de amor ou da interpretação soberba e difícil que Redmayne oferece ao cinema. Principalmente pela emoção das suas expressões faciais, que dizem tanto e tocam ainda mais! Steve Carell também foi uma agradável surpresa em Foxcatcher.
Nos Melhores Secundários, surge-me sempre a mesma questão : a maior parte das nomeações, apesar de serem para atores e atrizes em segundo plano, parece-me que deviam estar em primeiro (o que dificultaria ainda mais a escolha da Academia, e a minha, confesso). É o caso de Patricia Arquette (Boyhood), Keira Knightley (O Jogo da Imitação) ou Emma Stone (Birdman). Estas duas últimas, para mim, ficam em ex-equo, embora esteja convencido de que será Arquette a ganhar a corrida para Melhor Atriz Secundária. Quem não me convenceu desta vez foi Meryl Streep (Caminhos da Floresta). Mas só desta vez! Quanto a Laura Dern, tenho pena de não me poder pronunciar, pois ainda não tive oportunidade de ver o ‘seu’ Livre.
J.K. Simmons (Whiplash) ganha a estatueta de Melhor Ator Secundário, distanciado, aliás, de Mark Ruffalo (Foxcacther), Edward Norton (Birdman) ou Ethan Hawke (Boyhood). Também tenho pena de ainda não ter visto O Juiz, por isso não posso falar sobre Robert Duvall. Whiplash, que está nomeado em cinco categorias, para mim ganha nesta e, provavelmente, na de Edição ou de Melhor Mistura Sonora.
Recomendo a leitura dos escolhidos de Richard Brody, no New Yorker, onde justifica porque é que a escolha final cairá entre Boyhood e Birdman, este último o mais provável vencedor, só porque Boyhood já estreou há tanto tempo que o nome do filme já está gasto, de tanto se mencionar. Concordo com Brody não só nesta, como em muitas das restantes categorias.
Deixo, a seguir, os nomeados e as minhas atribuições para vencedores, sabendo, à partida, que provavelmente não vão coincidir com os que vão ganhar a estatueta (até porque os BAFTA já anteciparam um pouco os favoritos). Atualizarei a lista depois da Cermónia!
Nightcrawler
Na categoria de Melhor Atriz tenho uma dúvida paradoxal, pois escolhi Felicity Jones (pelo papel em A Teoria de Tudo), mas acho que é a vez de Julianne Moore levar para casa a estatueta. Mesmo que eu ainda não tenha visto a sua performance no filme com que está nomeada (O Meu Nome é Alice – Still Alice), a única nomeação que o filme teve! É que esta grande senhora da cinematografia, com mais de 70 filmes feitos, já foi nomeada cinco vezes para os Óscares (Melhor Atriz em Longe do Paraíso - Far From Heaven e As Horas - The Hours, ambos em 2003, O Fim da Aventura – The End of the Affair, em 2000, e, antes disso, em 1998, para Melhor Atriz Secundária em Jogos de Prazer - Boogie Nights) – embora já tenha ganho dois Globos de Ouro (dos nove em que esteve nomeada). Só este ano já teve duas nomeações para estes Globos : com O Meu Nome é Alice (que ganhou) e Mapas para as Estrelas – Maps to the Stars! Entre outros prémios. O Óscar pareceu-me, a maior parte das vezes, merecido. Poi isso, julgo que o devia receber este ano, tendo em conta também as críticas favoráveis de cinéfilos, entendidos e público em geral.
Julianne Moore (Still Alice)
Benedict Cumberbatch (The Imitation Game)
Michael Keaton (Birdman)
Keira Knightley (The Imitation Game)
Emma Stone (Birdman)
J.K. Simmons (Whiplash) ganha a estatueta de Melhor Ator Secundário, distanciado, aliás, de Mark Ruffalo (Foxcacther), Edward Norton (Birdman) ou Ethan Hawke (Boyhood). Também tenho pena de ainda não ter visto O Juiz, por isso não posso falar sobre Robert Duvall. Whiplash, que está nomeado em cinco categorias, para mim ganha nesta e, provavelmente, na de Edição ou de Melhor Mistura Sonora.
J.K. Simmons (Whiplash)
Deixo, a seguir, os nomeados e as minhas atribuições para vencedores, sabendo, à partida, que provavelmente não vão coincidir com os que vão ganhar a estatueta (até porque os BAFTA já anteciparam um pouco os favoritos). Atualizarei a lista depois da Cermónia!
E os que realmente levaram a estatueta (a anunciar DIA 22)
Melhor Filme
|
||
Birdman (A Inesperada Virtude da Ignorância)
|
OOOO
|
|
Boyhood - Momentos de uma Vida
|
OOO
|
|
O Jogo da Imitação
|
OOOO
|
|
The Grand Budapest Hotel
|
OOOOO
|
|
Selma - A Marcha da Liberdade
|
OOOO
|
|
Sniper Americano
|
OOO
|
|
A Teoria de Tudo
|
OOOO
|
|
Whiplash - Nos Limites
|
||
Melhor Realizador
|
||
Alejandro González Iñárritu (Birdman)
|
OOOO
|
|
Richard Linklater (Boyhood)
|
OOO
|
|
Wes Anderson (Grand Budapest Hotel)
|
OOOOO
|
|
Morten Tyldum (O Jogo da Imitação)
|
OOOO
|
|
Bennett Miller (Foxcatcher)
|
OOO
|
|
Melhor Atriz
|
||
Felicity Jones (A Teoria de Tudo)
|
OOOOO
|
|
Julianne Moore (O Meu Nome é Alice)
|
O
|
|
Rosamund Pike (Em Parte Incerta)
|
OOO
|
|
Reese Witherspoon (Livre)
|
O
|
|
Marion Cotillard (Dois Dias, Uma Noite)
|
O
|
|
Melhor Ator
|
||
Bradley Cooper (Sniper Americano)
|
OO
|
|
Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação)
|
OOOOO
|
|
Michael Keaton (Birdman)
|
OOOOO
|
|
Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)
|
OOOO
|
|
Steve Carell (Foxcatcher)
|
OOO
|
|
Melhor Atriz Secundária
| ||
Patricia Arquette (Boyhood)
|
OOOO
|
|
Keira Knightley (O Jogo da Imitação)
|
OOOOO
|
|
Emma Stone (Birdman)
|
OOOOO
|
|
Laura Dern (Livre)
|
O
|
|
Meryl Streep (Caminhos da Floresta)
|
OOO
|
|
Melhor Ator Secundário
|
||
Robert Duvall (O Juiz)
|
O
|
|
Ethan Hawke (Boyhood)
|
OOO
|
|
Edward Norton (Birdman)
|
OOO
|
|
Mark Ruffalo (Foxcacther)
|
OOO
|
|
J.K. Simmons (Whiplash)
|
OOOOO
|
|
Melhor Argumento Original
|
||
Birdman
|
OOOO
|
|
Boyhood
|
OOOO
|
|
Foxcatcher
|
OOO
|
|
Grand Budapest Hotel
|
OOOO
|
|
Nightcrawler
|
OOOOO
|
|
Melhor Argumento Adaptado
|
||
O Jogo da Imitação
|
OOOOO
|
|
Sniper Americano
|
OOO
|
|
Vício Intrínseco
|
O
|
|
A Teoria de Tudo
|
OOOO
|
|
Whiplash
|
OOO
|
|
Melhor Filme de Animação (Longa-Metragem)
|
||
Big Hero 6 - Os Novos Herói
|
OOO
|
|
Como Treinares o Teu Dragão 2
|
O
|
|
Song of the Sea
|
O
|
|
Os Monstros das Caixas
|
OOOOO
|
|
The Tale of the Princess Kaguya
|
O
|
|
Melhor Filme Estrangeiro
|
O
|
|
Ida (Polónia)
|
||
Leviatã (Rússia)
|
||
Relatos Selvagens (Argentina)
|
||
Timbuktu (Mauritânia)
|
||
Tangerines (Estónia)
|
||
Melhor Fotografia
|
||
Birdman
|
OOO
|
|
Ida
|
O
|
|
Invencível
|
O
|
|
Grand Budapest Hotel
|
OOOOO
|
|
Mr. Turner
|
O
|
|
Melhor Montagem
|
||
Boyhood
|
||
Grand
Budapest Hotel
|
||
O
Jogo da Imitação
|
||
Sniper
Americano
|
||
Whiplash
|
||
Melhor Banda Sonora Original
|
||
Grand
Budapest Hotel
|
||
Interstellar
|
||
O
Jogo da Imitação
|
||
Mr.
Turner
|
||
A
Teoria de Tudo
|
||
Melhor Canção Original
|
||
Grateful (Beyond the Lights)
|
||
Everything is Awesome (O Filme
Lego)
|
||
I'm Not Gonna Miss You (I'll Be
Me)
|
||
Lost
Stars (Num Outro Tom)
|
||
Glory
(Selma)
|
||
Melhor Edição de Som
|
||
Birdman
|
||
O
Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
|
||
Interstellar
|
||
Invencível
|
||
Sniper
Americano
|
||
Melhor Mistura Sonora
|
||
Birdman
|
||
Invencível
|
||
Interstellar
|
||
Sniper Americano
|
||
Whiplash
|
||
Melhor Direção Artística
|
||
Caminhos
da Floresta
|
OOO
|
|
Grand
Budapest Hotel
|
OOOOO
|
|
Interstellar
|
O
|
|
O
Jogo da Imitação
|
OOOO
|
|
Mr.
Turner
|
O
|
|
Melhores Efeitos Visuais
|
||
Capitão
América: O Soldado do Inverno
|
OOO
|
|
Guardiões
da Galáxia
|
O
|
|
Interstellar
|
O
|
|
Planeta
dos Macacos: A Revolta
|
O
|
|
X-Men:
Dias de Um Futuro Esquecido
|
OOO
|
|
Melhor Guarda-Roupa
|
||
Caminhos
da Floresta
|
OOO
|
|
Grand Budapest Hotel
|
OOOOO
|
|
Maléfica
|
OOOO
|
|
Mr. Turner
|
O
|
|
Vício
Intrínseco
|
O
|
|
Melhor Caraterização
|
||
Foxcatcher
|
O
|
|
Guardiões
da Galáxia
|
O
|
|
Grand
Budapest Hotel
|
OOOO
|
|
Melhor Documentário (Longa-Metragem)
|
O
|
|
Citizenfour
|
||
Last Days in Vietnam
|
||
The Salt of the Earth
|
||
Virunga
|
||
Finding
Vivian Maier
|
||
Melhor Documentário (Curta-Metragem)
|
O
|
|
Crisis Hotline: Veterans Press
1
|
||
Joanna
|
||
Our Curse
|
||
The Reaper (La Parka)
|
||
White Earth
|
||
Melhor Curta-Metragem (Imagem Real)
|
O
|
|
Aya
|
||
Boogaloo and Graham
|
||
Butter Lamp (La Lampe au Beurre de
Yak)
|
||
Parvaneh
|
||
The
Phone Call
|
Sem comentários:
Enviar um comentário