quinta-feira, 17 de abril de 2014

Quando acreditamos em... bola e ovos da Páscoa!


Este será o meu primeiro texto, de muitos que já escrevi, que aborda... tchan, tchan, tchan, tchan (não, não é sobre a dança do tchan. Estou apenas a dar mais ênfase à cena.) Dizia eu, é o meu primeiro texto que aborda... futebol! E pronto, está escrito, já não vou daqui sem dizer que dei uns toques na bola (ou pelo menos nas letras que formam essa palavra).

Vou deixar os relatos sobre o desporto aos respetivos entendidos (e são muitos os que se encontram na tv ou no fb) e vou antes escrever sobre esperança. Não a aldeia, que por estes dias inspira a campanha de um conhecido banco, mas o sentimento, que por estes (longos) dias nos preenche a vida. Esperança é uma palavra capaz de mover pessoas e mundos e o mundo das pessoas. É aquela a que os adeptos de um clube se agarram, mesmo quando esse clube não tem muitas hipóteses de ganhar. É aquela que pode tudo, antes de qualquer coisa ser uma certeza. É também, muitas vezes, a única coisa para alguém que já não tem nada a perder e arrisca, muitas vezes tudo. O desejo de que algo que tem tudo para correr mal acabe por correr bem. Uma réstia. Quando mais nada resta, é a ela que nos tentamos prender.

Esperança é uma fé, independentemente da fé que se possa ter. Ela 'agarra-se' a tudo, da religião à medicina. Ela é aquilo que muitas vezes, numa recuperação inesperada, se costuma chamar 'milagre'. É por isso que o IPO do Porto a incluiu na sua nova designação oficial.  Ela é o caminho e não a chegada. É o esotérico na (por vezes demasiado) real vida. Costuma dizer-se que enquanto há vida ela existe. E enquanto há vida, tudo é possível. Pelo menos nos nossos desejos e sonhos. Ela é precisa até se atingirem as concretizações. E todos a podem ter, independentemente do credo, raça, status, sexo ou idade... Apenas é preciso uma coisa, simples mas nem sempre óbvia: acreditar!


When You Believe (Mariah Carey ft Whitney Houston)


Mathilda Klein, 94 anos
(se não conseguires visualizar o vídeo, clica aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário