segunda-feira, 23 de junho de 2014

O xixi do Hitler e a geladeira da Madonna


O passado fim de semana vi o filme Sacanas sem lei (Inglorious basterds, 2009), sem querer. Que é como quem diz, ao fazer zapping, tentando fugir a todos os aliciamentos para ligar para um qualquer 760 qualquer coisa para ganhar uma arca frigorífica, entre outros pequenos eletrodomésticos (mas onde é que raio é que eu ia colocar uma arca frigorífica?). Neste filme, Tarantino puxa, mais uma vez, da sua imaginação perversa, para trazer à ficção cinematográfica um final cruel, mas merecido, à vida de Hitler, o homem que encabeçou uma das maiores chacinas da História da humanidade do século XX, causando milhares de mortes.
Aqui os bastardos são os sacanas que sem lei mas com glória arquitetam um engenhoso plano para, também numa sala de cinema - daquelas que fazem perder a cabeça de qualquer cinéfilo, por tão bela que é - assarem vivo o sádico homem e toda a sua trupe. Vingança pura, na mesma moeda. Ou quase.
filme fez-me lembrar aquela pergunta que a minha mãe fazia quando era pequena: será que as pessoas ricas também fazem cocó e xixi? (Pronto, já usei a palavra malcheirosa no meu blog. Posso dormir descansado.) 

Isso a propósito da curiosidade sobre os hábitos fisiológicos de Hitler. Ou de outro ditador qualquer. Nem a propósito, no mesmo dia em que dou comigo a refletir levemente sobre isto (não, não foi no wc), a Madonna partilha no Facebook uma fotografia da filha mais nova na praia. Uma cena normal: a criança a posar, feliz, a ponta de um chapéu de sol azul e outra parafernália habitual de praia. Mas o que me chamou a atenção nessa cena fotográfica foi o que me pareceu ser uma geladeira, em segundo plano, por baixo do que parecem ser algumas peças de roupa. Provavelmente não é uma geladeira. Mas podia ser. Afinal, os ricos também levam para a praia as mesmas utilidades do que os não tão ricos. A cena podia passar-se na Fonte-da-Telha (uma praia da Costa da Caparica, para quem não conhece). A 'única' diferença é que ela é a multimilionária rainha da música pop (get over it, fãs de Aguilleras, Spears, Katys, Gagas e Mileys). Agora a pergunta que realmente interessa: o que é que leva a Madonna na geladeira, quando vai para a praia?
(Já estou a imaginar outras perguntas sobre quem é que já levou a 'geladeira' da Madonna. Mas... Hei, ela fez por isso.)
Por me fazer pensar em tudo isto, Tarantino foi um bastardo glorioso.


Sem comentários:

Enviar um comentário