sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Mister Magister



Dedico este espaço, neste post, a todos aqueles que contribuíram para a realização da dissertação que levei a cabo no último ano, agradecendo-lhes sinceramente.

Para quem (ainda) não sabe, a dissertação que apresentei e defendi hoje, 28 de novembro de 2014, insere-se no ramo Cultura e Indústrias Criativas, e teve como foco os públicos da arte contemporânea, incidindo sobre aqueles da exposição Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda que decorreu de 23 de março a 25 de agosto de 2013, neste monumento. Brevemente vou partilhar alguns resultados, a todos a quem este assunto possa interessar.

A apoteose do meu percurso deu-se com a atribuição de Magister (latim para Mestre) em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), com a decisão unânime de aprovação pelos membros do júri (Professora Doutora Idalina Conde, arguente, Professora Doutora Joana Azevedo, presidente da mesa, e Professor Doutor José Soares Neves, orientador), que classificaram o meu trabalho com 18 valores, uma nota distinta que muito me agrada mas que não dá por concluído o meu caminho por estas andanças.

Para já...

UM AGRADECIMENTO PÚBLICO SINCERO 
Aos meus orientadores, que não me deixaram dispersar: ao Prof. Doutor José Soares Neves, pela forma como incansável e pacientemente me guiou para os melhores caminhos a seguir. A sua orientação nunca me pareceu uma obrigação; ao Prof. Dr. Jorge Vieira, que foi copiloto na viagem que teve início nas suas aulas de Desenho da Pesquisa, do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (MCCTI), e, portanto, por ser um dos seus principais responsáveis.

À Prof. Doutora Rita Espanha, Coordenadora do MCCTI, pelo apoio e abertura das portas necessárias para o início deste projeto.
Ao Dr. Rui Ferreira da Silva, Coordenador da Área de Bibliotecas e Documentação, da Divisão de Documentação, Comunicação e informática, da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), assim como ao seu colega, o Dr. Nuno Fradique, que me receberam e apoiaram na concretização deste projeto de investigação.
Ao Dr. José Alberto Ribeiro, Diretor do Palácio Nacional da Ajuda, pela autorização da aplicação do inquérito nesse Monumento, assim pela simpatia e convite para visitar a Exposição de Joana Vasconcelos, juntamente com os meus colaboradores.
À Drª. Tânia Tadeu, da Everything is New, pela permissão da aplicação do inquérito e pelos dados referentes à bilheteirada Exposição, assim como aos seus colaboradores, pela disponibilidade durante esse levantamento.

Ao António Gabriel, pela amizade e colaboração neste projeto, a quem devo a sua continuidade e conclusão, pela paciência e apoio em todas as horas, comigo partilhando e multiplicando as alegrias e dividindo angústias.
À Drª. Filomena Ramos, colega e amiga de um percurso académico no qual ativamente colaborou, nomeadamente na aplicação pontual do inquérito.
Aos meus pais, que incondicionalmente me apoiam, sempre na esperança de que o meu árduo trabalho e dedicação os frutos merecidos.

Aos professores do ISCTE-IUL, pela forma como lecionaram o MCCTI, pelos ensinamentos que me permitiram ter novos olhares para o mundo da cultura e das indústrias criativas.
Aos professores da licenciatura em Estudos Artísticos da Universidade Aberta, que enquanto ainda aluno desse curso, me incentivaram a dar continuidade ao meu percurso académico.
Aos meus colegas, família e amigos mais próximos, pela paciência e interesse com que me ouviram sobre o tema em estudo.
Ao público da exposição Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda, que teve a amabilidade e disponibilidadede responder ao inquérito, permitindo que eu pudesse realizar esta investigação.

Uma palavra final de agradecimento aos amigos e colega que fizeram questão de estar presentes no momento de defesa: Gabriel, Filomena, Ana e Hugo. Mas também a muitos outros que, não podendo estar presentes fisicamente, mostraram o seu apoio.


2 comentários:

  1. Meu querido e estimado amigo. Que orgulho pertencer àqueles a quem tu dás a tua capacidade de sentir e conviver com a tua capacidade.
    Senti este momento de uma maneira muito forte. Parabéns.
    Um abraço
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Jorge,
    Foi com uma alegria e orgulho imenso que presenciei mais um passo de gigante neste teu percurso.
    Parabéns Mestre!

    ResponderEliminar