segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Mil maneiras de ser criativo - O candelabro de Sia


Sia é uma cantora. Sia é também uma performer. Sia é uma criativa performer que canta maravilhosamente. Embora já tivesse ouvido a sua música, Breathe, na série que segui religiosamente da primeira à ultima e inesquecível temporada da premiada série Sete palmos de terra ( Six Feet Under), não sabia que era dela. Aliás, não sabia quem era ela até que no verão de 2014 lançou o single Chandelier, cujo vídeo oficial tem, à data de hoje, mais de 466 milhões de visualizações no Youtube (quase meio bilião). Fora as vezes que passa nos canais de música e as que toca nas rádios de todo o mundo. 

De vez em quando há uma obra de arte que tem o condão de arrepiar a minha alma. Este é um desses casos. Da voz ao vídeo, à coreografia, à peculiar desenvoltura da jovem bailarina Maddie Ziegler, que consegue uma performance muito adulta e muito além das idades que, como neste caso, não incomodam minimamente a genialidade.

Em cada performance que Sia apresenta traz consigo uma interpretação diferente deste tema (e de outros). Nessas "aparições" televisivas (e não só) a cantora aparece de costas para a plateia e para as câmaras ou com a face tapada. Procura desta forma chamar à atenção para a(s) bailarina(s) que dança(m) a sua música. Consegue também com que eu esteja atento à sua potente voz, que soa tão bem ou melhor que uma gravação de estúdio. Essa é, para mim, uma distinção das pessoas que sabem, verdadeiramente, cantar. Também há outras, que eximiamente interpretam uma canção mas não lhe consegue fazer justiça. Não é o caso nem interessa desenvolver.

Na performance que recentemente fez no SNL ( Saturday Night Live ) Sia usou um visor preto na cara, fazendo sobressair a peruca loura platinada, que é a assinatura do álbum 1.000 Forms of Fear ( 1.000 Formas de Medo ). Desta vez, em vez da maravilhosa bailarina que a costuma acompanhar na maior parte delas, tinha consigo um mimo que a acompanhava interpretando a música com linguagem gestual.

Mas Sia não ficou por aqui. O último single que lançou em vídeo ( no canal de vídeo desde dia 7 de janeiro ) já está a causar polémica. E a polémica no caso dos artistas só faz bem ao seu sucesso. Em poucos dias tem mais de 61 milhões de visualizações. Chama-se Elastic Heart e é protagonizado por Maddie, a bailarina prodígio, a que se juntou Shia LaBeouf, numa relação atribulada a que muitos associam a pedofilia. Eu, sinceramente, não a vejo no vídeo, embora admita que a interpretação do mesmo possa ser essa. Os meus olhos veem corações com elasticidade para dar e vender. E cantar. E dançar, desalmadamente, como se a alma fosse a melhor coisa que temos e que dá razão à nossa vida. Provavelmente é.

Vejam, com os vossos próprios olhos, algumas das atuações que refiro. E já agora, vejam com a alma também. 
Sia - Chandelier (Live on SNL)
Publicado a 18 de janeiro, 2015
Music video by Sia performing Chandelier (Live on SNL). (C) 
2015 Monkey Puzzle Records, under exclusive license to RCA Records
(se não conseguir visualizar o filme clique aqui)

Sia - Chandelier, with Maddie Ziegler & Allsion Holker on Dancing With The Stars
Publicado a 23 de setembro, 2014
Visualizações: 10.112.982
(se não conseguir visualizar o filme clique aqui)

Sia - Chandelier (Official Video)
Publicado a 6de maio, 2014
The official director's cut for the 4 time Grammy nominated hit "Chandelier" directed by Sia and Daniel Askill, featuring Maddie Ziegler.
Visualizações: 466.010.530
(se não conseguir visualizar o filme clique aqui)

Sia - Elastic Heart feat. Shia LaBeouf & Maddie Ziegler (Official Video)
Publicado a 7 de janeiro, 2015
The official video for "Elastic Heart" directed by Sia and Daniel Askill, featuring Shia LaBeouf and Maddie Ziegler. choreographed by Ryan Heffington.
Visualizações: 61.091.952
(se não conseguir visualizar o filme clique aqui)

Sia - Elastic Heart (Live on SNL)
Publicado a 18 de janeiro, 2015
Music video by Sia performing Elastic Heart (Live on SNL). (C) 2015 Monkey Puzzle Records, under exclusive license to RCA Records
(se não conseguir visualizar o filme clique aqui)

Sia Performs Elastic Heart
Publicado a 4 de julho, 2014
Jimmy Kimmel Live
(se não conseguir visualizar o filme clique aqui).  


Capa do disco em que se vê a peruca, destacando-se do fundo negro, e que é a imagem de marca das performances da cantora-artista




Sem comentários:

Enviar um comentário